Se
quiséssemos falar sobre os benefícios do aprendizado musical no ambiente
escolar ficaríamos horas discorrendo sobre o assunto, pois incontáveis são, as
vantagens da inserção da música nesse contexto.
Infelizmente
eu só pude ter maior proximidade com a música na fase da adolescência e todo o
meu potencial musical poderia ser melhor aproveitado se esse contato fosse
garantido desde a minha infância.
Esse movimento,
de olhar para as minhas vivências pessoais, meu primeiro contanto com a música,
o primeiro instrumento musical e entender o quão foi significativo para minha
vida contribuiu para o desenvolvimento deste artigo.
Meu primeiro
contato se deu no ambiente religioso, pude crescer e desenvolver minhas
habilidades a partir desse contexto, mas ainda assim, percebo que existem
muitas possibilidades de sentidos, que o número de crianças e adolescentes
envolvidos com a música ainda é baixo.
É a partir
dessa perspectiva que pude compreender a relevância de políticas públicas que
incentivem a introdução da música na escola visando favorecer o contato de
crianças com esse campo rico, além de permitir que profissionais da música
possam encontrar novas fontes de renda.
Por que introduzir
a música na escola? Trago algumas questões que podem nos auxiliar a pensar a
essa questão.
A música
proporciona um ambiente favorável ao aprendizado: Não são poucos os casos de
professores que utilizam da música para promover suas práticas de ensino;
muitos profissionais da educação utilizam da prática musical para contextualizar
conceitos que vão da matemática até a geografia. Esse é um exemplo concreto da
relevância que a música pode ter no ambiente escolar, auxiliando os alunos no
processo de aprendizagem.
Enriquecimento
cultural: Outro grande benefício da música inserida no contexto escolar é a
expansão do ‘leque cultural’, possibilitado através da troca que existe entre
os alunos e a arte musical. A música faz parte do cenário cultural de povos e
civilizações desde os tempos mais remotos da humanidade e hoje podemos nos
deparar com diversas variações e gêneros musicais, como o rock, o samba, o
blues, temos também os ritmos regionais, dentre outros.
Podemos
obter muitas respostas satisfatórias dessa possibilidade de trocas entre a
música e o ambiente escolar, meu propósito aqui não foi esgotar essas
possibilidades, mas apenas dar um passo, movimentar-me a pensar os resultados
que podemos extrair dessa equação. Espero que tenham gostado deste artigo,
forte abraço!