Olá Galera Music…
Como todos sabem (se não sabe, está sabendo agora,rs), eu estudo Piano/Teclado, comecei meus estudos a 1 ano e 3 meses, sendo os últimos 3 meses em uma Escola de música e 1 ano por conta própria em sites como o ClaudioLuizMusic e fui evoluindo com o passar do tempo. E recentemente aprendi um acorde que chamou muito a minha atenção, que foi o “Acorde Alterado” (Conheça nossos artigos sobre acordes). Fiquei maravilhado ao ouvir a beleza na sonoridade desses acordes, e hoje vou passar essa dica para vocês, espero que curtam e não esqueçam de comentar o artigo!
Os tecladistas profissionais usam estes acordes antes de acordes menores, ou seja, eles usam o acorde alterado para “chamar” um acorde menor. Como no exemplo abaixo:
Cmaj7 BØ Ealt Am7
O mais interessante é saber que em algumas canções que ouvimos, o acorde alterado é um tanto frequente, mas costuma passar despercebido. E olha que ele faz uma diferença danada na harmonia! Mas vamos lá, como se monta o acorde alterado? A maneira mais interessante que eu encontrei foi esta:
Mão Esquerda: 1 5 8 Mão Direita: 3 #5 b7 #9
Ou seja, vamos supor que você queira montar o Calt. Ficaria assim:
Mão Esquerda
Dó Sol Dó
Dó Sol Dó
Mão Direita
mi sol# lá# mib
Recomendo que você monte esta fórmula em todas as tonalidades. Bem, depois de montar e estudar os acordes alterados no teclado, é hora de usa-los nas músicas. mi sol# lá# mib
Como fazer isso de uma forma simples? Você pode usar um acorde alterado justamente para chamar um acorde menor (superdominante, normalmente). Ou seja, suponhamos que você tenha esta sequência:
C G/B Am
Com o acorde alterado, você poderá transformar a sequência:
C G/B Ealt Am
Confira o vídeo de quando ainda estudava por conta própria
Nessa canção eu interpreto e toco a canção “Deus está aqui”. só lembrando que cantar e tocar é muito complicado para quem está iniciando!