Olá Galera Music…
Continuando a série de estudos de Blues para Contra-Baixo, nesse capitulo falaremos sobre as diversas formas e estilos do Blues.
O Groove
O groove do blues é responsabilidade total do baixista e é um fator determinante para um arranjo musical bem sucedido. Existem diversas formas e ritmos para tocar um groove de blues, tais como: blues tradicional, 12/8 feel, swing, shuffle, jazz, pop, slow blues, sincopado, R&B, country blues, blues em tom menor, funk blues e rock’n’roll.
Para que você possa desenvolver corretamente o seu groove veja abaixo algumas referências de bandas e artistas para realizar suas pesquisas em sites como o YouTube, Blogs e o Myspace.
Blues Tradicional (forma básica)
No exemplo do groove abaixo temos a forma do blues e a harmonia como situações já estudadas. Vamos observar então uma característica rítmica do blues, a colcheia com swing. Agora a figura de colcheia com duas notas por tempo vai dar lugar a uma quiáltera de 2 notas oriunda da tercina de três notas por tempo. No exemplo temos a representação da colcheia que deve ser executada como a quiáltera.
Muita atenção a esta figura rítmica, pois ela estará sempre presente no início da partitura, indicando assim a troca da divisão rítmica a ser utilizada durante a partitura ou os trechos musicais indicados por ela.
A seguir veja o exemplo de um groove em uma forma básica:
Artistas e bandas de referência:
Ida Cox (1869-1967), Etta James (1938-), Bob Dylan (1941-), Robert Johnson (1911-1938), Stevie Ray Vaughan (1954-1990), Johnny Winter (1943-), ZZ Top (1969-), Muddy Waters (1915-1983).
Jazz
Neste gênero do blues utilizamos o “walking bass” do jazz sobre a forma e harmonia blues.
Artistas e bandas de referência:
Louis Armstrong (1901-1984), Count Basie (1904-1984), Duke Ellington (1899-1974), Benny Goodman (1909-1986), Glenn Miller (1904-1944), Billie Holiday (1915-1959), Charlie Parker (1920-1955).
Rock’n’roll
No exemplo do “blues rock” pode-se notar um importante detalhe no groove abaixo, como pode se notar a divisão da troca de colcheia pela quiáltera não está indicada nesta partitura, ou seja, devemos executar a divisão do modo indicado. Geralmente, o rock não utiliza a quiáltera do blues em seus grooves, devido a sua batida rítmica menos “swingada”, o que é menos característico em determinados arranjos.
Artistas e bandas de referência:
Chuck Berry (1926-), Blues Project (1965-), Jimi Hendrix (1942-1970), Bob Dylan (1941-), Elvis Presley (1935-1977), Fabulous Thunderbirds (1974-), Little Richard (1935-), Santana (1967-).
Além dos exemplos de grooves sugeridos por mim, procure fazer uma pesquisa detalhada sobre outras formas e exemplos sugeridos por diferentes baixistas nas referencias de cada gênero do blues a ser consultada.
É importante também para este capítulo ou para todos os demais, que caso você não possua uma boa leitura musical, recorra a “softwares” como: Encore, Finale ou Guitar Pro para fazer uma breve audição dos exemplos transcritos e praticá-los corretamente.
Aguardem o 4º estudo da série Blues!
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