Olá Galera Music…
Vamos começar hoje um série de artigos para Contra-Baixo, ensinando as Técnicas do Blues, um dos estilos que mais curto, espero que gostem e não deixem de comentar no fim do Artigo e de compartilhar nas Redes Sociais!
Trazendo para vocês hoje
A escala blues
O Blues é um dos mais importantes gêneros musicais criados em todo mundo que inclusive inspirou a criação de outros importantes gêneros nos USA, como: jazz, boogie woogie, R&B e o rock’n roll.
Sua essência emocional possui uma forma padrão e uma sonoridade particular e muito característica que pode facilmente ser assimilada pelos ouvintes.
Entre os milhares de baixistas que tocam blues podemos destacar alguns nomes importantes como: Roscoe Beck, Tommy Shannon, Greg Rzab, Ray Brown, Ron Carter, Paul McCartney, Pino Palladino, Chuck Rainey, entre muitos outros que você poderá pesquisar.
a) Escala Blues (Penta Blues)
O ponto mais importante desta análise se faz a partir de uma escala maior. Vejamos o exemplo abaixo:
Notas verdes: notas diatônicas que coincidem
Nota azul: “Blue Note”
Notas vermelhas: Notas diatônicas que não coincidem
b) Digitações para estudo
Vamos agora as cinco digitações de estudo da escala Blues (penta blues) no tom de dó maior:
c) Padrões “Patterns”
É muito importante que você crie padrões/patterns a partir das digitações das escalas e também construa variações com os exemplos apresentados. Embora a escala possua apenas 6 notas você poderá criar milhares de combinações em diferentes tonalidades criando assim uma livraria de licks (pequenas frases).
Padrão 1 (Penta blues 1)
A7
Agora construa os seus licks e crie variações a partir dos exemplos acima.
Lembre-se de treinar em outras tonalidades além de criar ao menos um lick para cada tipo de escala.
Crédito: Anibal Garcia
Em breve a continuação desse artigo!
Fique Atualizado
Não perca nenhuma notícia, estudo ou dica, siga-nos no Twitter @ClaudiolMusic, assine nossa NewsLetter e receba nossas postagens em seu e-mail e Curta também nossa FanPage no Facebook, Não esqueça de Comentar o artigo, sua opinião é muito importante!