As Tribulações no Ministério de Louvor

estudo_biblico_biblia

Olá Adoradores.
Mais um estudo para Equipes de Louvor, resolvi trazer um resumo de alguns estudos já lidos por mim, baseados em algumas experiências que tenho vivido durante o periodo de 11 anos de Ministério!
Confesso que demorei um pouco a compreender e aceitar o “chamado” de Deus para minha vida, mas hoje entendo e compreendo e o procuro fazer conforme Deus tem me ordenado.
Sempre digo, que o “Chamado” de Deus para cada um de nós é o mesmo, Anunciar a salvação em Cristo Jesus, mas a forma com que iremos exercitar esse chamado, é que diferencia o que Deus tem para cada um de nós.
Efésios 4.11-14 - 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de CRISTO, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO, 14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
Por Isso o inimigo tem tanta fúria em nossas vidas, mas devemos estar sempre em oração, porque os problemas virão, mas devemos lutar sempre.

“Todos temos tempos ruins e nossa missão é vencer esses tempos”


A alguns dias senti o desejo de estudar os principais problemas enfrentados por uma equipe de louvor, disponibilizando soluções e palavras de ânimo aos meus amados irmãos. Foi com esta motivação que decidi escrever este artigo.
Uma das coisas que o Diabo mais tem raiva é ver o nosso Senhor Jesus recebendo louvor. É ver os filhos de Deus se prostrando, cantando, batendo palmas, sorrindo, tendo unidade, erguendo as mãos, dançando, fazendo gestos e além de tudo, adorando.

É por esta razão que muitas lutas e tribulações batem a porta de uma equipe de louvor, pois os levitas são separados para propiciar estes momentos de adoração e louvor a Deus. O Diabo tenta muitas vezes jogar pedras, pôr empecilhos, trazer desânimo, criar pequenas confusões, tudo para haja um mal relacionamento entre os membros deste ministério e a adoração seja afetada. Mas, a minha palavra a você é: Não desanime, pois Deus é Fiel!
OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES
a.. Pecado - Um grave problema é haver pecado oculto dentro do grupo de louvor. Seja ela mágoa, rancor, raiz de amargura, pecado não confessado, etc. Quem está nesta situação corre o risco de ser acusado pelo Diabo (consciência pesada) e prejudicar também o restante do grupo. Solução: Tudo deve ser confessado: seja ao irmão ou seja a Deus!
b.. Corações que precisam ser transformados - Já encontrei vários músicos ou cantores que reclamaram de seus companheiros de grupo dizendo: "Fulano de tal não é convertido" , "o nosso baterista só quer saber de bateria" , "o nosso guitarrista não tem coração de adorador". Solução: Primeiramente, você tem que aprender a agradecer a Deus por aqueles músicos que Ele tem te dado. Depois você tem que aprender a orar por eles, ao invés de ficar reclamando. Você sempre deve lembrar: Uns adquirem maturidade espiritual mais cedo, e outros mais tarde. Aí é que entra a paciência e o esperar em Deus...
c.. Tradicionalismo - O tradicionalismo tem sido um grande problema para muitas equipes de louvor, assim como já foi para a nossa. Ex: em nossa igreja já tivemos preconceitos contra a bateria, ritmos baianos, percussão, rock (como a música Romanos 16:19), palmas, etc. Solução: Nestes casos, a equipe de louvor deve esperar pacientemente no Senhor, orando e jejuando, para que Deus liberte sua igreja de todo preconceito.
d.. Falta de músicos - muitos irmãos desanimam ao ver que um músico de sua equipe saiu, se desviou, ou largou o ministério de música. Bem, esta é a fase que eu chamo de "deserto" e é difícil de explicar em poucas palavras. Ás vezes, Deus permite que enfrentamos um deserto em nosso grupo, para que Ele veja até aonde vai nossa fé e perseverança. Para sermos ungidos temos que aprender a pagar o preço. E foi exatamente isto que aconteceu com o pessoal do Ministério Vida Nova, que passou por períodos delicados, mas Deus foi fiel, e foi acrescentando, acrescentando,... Solução: Nunca desanime! Lembre-se que, muitas vezes Deus permite que nos passemos pelo deserto, assim como fez com Abraão e Isaque, Daniel na cova dos leões, O povo hebreu no deserto, Davi e Saul, e todos os outros. "Não se constrói uma equipe de louvor abençoada sem sofrimento!"
e.. Atrito entre os levitas - É comum encontrarmos por aí, levitas com o coração cheio de orgulho, soberba e inveja, não mantendo um bom relacionamento com o restante do seu grupo. Não é difícil ouvirmos: "Eu toco melhor do que você", "Era eu que deveria ter cantado hoje", "Você está apenas aprendendo" , etc. Solução: Trate seus irmãos como se eles fossem mais do que você. Elogie o seu companheiro de grupo, dizendo: "Você é um sacerdote de Deus", "Deus te separou para esta obra". Não dê brecha para o inimigo atuar na área do relacionamento dentro do seu grupo.
f.. Insubmissão - Um dos erros fatais dentro de uma equipe é a insubmissão ao líder de louvor ou até mesmo ao Pastor, o que acaba se transformando em rebeldia. Bem, não temos muito o que comentar sobre este item, é só ler a Palavra de Deus para observarmos que Deus se agrada de coração submisso. Solução: o líder de louvor deve pedir direção a Deus para tratar da ovelha insubmissa com amor e muitas vezes com dureza! É como diz a Bíblia: "Obedeceis os vossos mestres..."
Espero que você tenha aprendido um pouquinho mais sobre este tema. Não esqueça que Deus é fiel, e nunca desanime. Apesar de todas as lutas e problemas, trabalhar com Ministério de Louvor é muito honroso, pois estamos levando pessoas a adorarem a Deus... e isto é a sua vontade!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato