Ministração do Louvor no Culto
Olá Adoradores!
hoje venho aqui para trazer mais uma super dica para você Ministro de Louvor,
mas na verdade o que é um Ministro de Louvor? e qual a sua função no culto?
Antes da dica de hoje irei explicar hoje o que viria a ser um Ministro de Louvor, e qual a sua função no culto.
Ministro é todo aquele que ministra a palavra de Deus, ou seja anuncia a Jesus, não só com as palavras, mas com toda a sua vida.
Mas como anunciar a Jesus toda minha vida?
Anunciar a Jesus com toda a sua vida, não é uma tarefa muito fácil para nós homens e mulheres, mas quando estamos debaixo da Graça do Senhor Jesus, Ele nos garante a vitória!
Devemos honrar e anunciar a Jesus, com nosso trabalho, com a nossa família, com nossas finanças, com o nosso falar, com o nosso caminhar, com o nosso agir, entregue toda sua vida ao Senhor Jesus que com certeza Ele irá abençoar a tua vida!
Conclusão: Ministro de Louvor é todo aquele que Anuncia a palavra de Deus através da música, seja cantando, tocando, ensinando, ensaiando!
Agora veremos alguns pontos importantes
para uma Ministração Abençoada!
“Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa” – Sl 35:18.
O culto congregacional deve ser visto como o momento de grande celebração ao Senhor. Quando a Igreja se reúne para esta celebração, os milagres acontecem porque Deus habita no meio dos louvores (Sl 22:3).
Deve haver sempre uma disposição para ministrar e uma expectativa quanto ao que o Senhor vai fazer. Assim, a equipe musical deve estar em condições de cumprir com o propósito divino em cada reunião e de profetizarem através da música. Para isso é necessário:
1- Capacitação espiritual e musical. (Sl 33:1; I Cr 25:1).
Ter a capacitação espiritual significa ser e estar habilitado pelo Espírito para prestar serviço digno a Deus e aos seus santos. O objetivo é profetizar na medida em que os ministérios estão instruídos e aperfeiçoados no canto do Senhor. O alvo é edificar, consolar, encorajar, curar, restaurar o povo.
Por fim, este serviço implica no compromisso de meditação, oração e jejum, bem como do estudo e ensaio musical, vocal e instrumental: “O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do Senhor, todos eles mestres…” (I Cr 25:7).
2- Sensibilidade ao Espírito Santo. (Jr 15:19; Rm 8:14 e 16).
O trabalho de música é um trabalho que mexe com as emoções humanas. O músico tem o poder de influenciar e até manipular as pessoas através da música.
Quando o músico não é sensível ao Espírito, certamente as pessoas se desviarão do alvo divino com relação à música e louvor. Porém, o músico cristão controlado pelo Espírito é um instrumento de grande utilidade neste serviço: “Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu” (II Rs 3:15).
O Espírito terá liberdade para indicar o próximo ato na reunião, ou seja, um cântico, uma oração, cura etc.
3- Discernir o ambiente do culto. (At 16:16-18; I Co 2:9-16).
O discernimento espiritual do ambiente é muito importante. De acordo com o que for discernido é que vamos acertar ou errar na ministração durante o culto. Podemos cantar um bom cântico no momento errado e isso será prejudicial. A responsabilidade é muito grande!
Por isso dependemos totalmente do Espírito para agirmos corretamente. Ele vai nos orientar sobre o que fazer e como fazer: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente” (I Co 2:12).
4- Conhecer os cânticos. (I Cr 25:7).
É óbvio que aqueles que tocam e cantam devem conhecer as músicas. É importante que a equipe tenha como alvo o aprimoramento e entrosamento musical. Isto dará condição de fluírem harmoniosamente nas ministrações.
É preciso também que haja um perfeito entrosamento entre os músicos e o dirigente. Todos precisam conhecer o tema, a tonalidade e o ritmo de cada música para que a ministração se desenvolva crescente e graciosamente. “Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo” (Sl 33:3).
5- Preparação. (Sl 34:1; I Cr 16:1-2).
Este ponto é fundamental. A preparação espiritual é a chave de uma ministração inspirada e ungida. Sinto a necessidade de insistir nesta questão. O primeiro e principal ministério do músico é o ministério do altar. Se alguém não tem esse ministério, em realidade, não tem nenhum. Tudo o que fizer soará falso e superficial.
Pode haver coisa mais cansativa que um músico que toca ou canta e nada mais?
Quanto tempo devemos usar nos preparando?
Davi responde-nos: em todo tempo! “Filhos meus, não sejais negligentes; pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso” (II Cr 29:11).
Conclusão
Quero concluir dizendo que o sucesso da ministração do louvor no culto acontecerá através da base que acabamos de estudar. Não obteremos os resultados que desejamos em nossos cultos, se realmente não tivermos as pessoas qualificadas para este fim.
Não existe um segredo e nem uma técnica especial para dirigir uma reunião. Os atos numa reunião não mudam muito, ou seja, normalmente cantamos, batemos palmas, levantamos as mãos, unimos as mãos, oramos, nos abraçamos etc. Parece até uma repetição, reunião após reunião.
Tudo isso pode se tornar monótono e cansativo se faltar o principal, que é justamente a dinâmica resultante da unção do Espírito. Esta unção ocorre quando os ministros são realmente qualificados, conforme já vimos. O fazer é produto do ser. Ministramos de acordo com o que somos. Neste caso, a identidade é fundamental: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (I Pe 2:4).
Quem ministra através da música deve estar sempre preparado para fluir através da dinâmica do Espírito. Portanto, a dinâmica a que me refiro é uma Pessoa, e esta Pessoa é o Espírito Santo.
Firmemo-nos no compromisso de conhecê-lo melhor a cada dia (Jo 7:37), para que Ele realize em nós e através de nós uma grande obra: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:13-14). “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento…” (II Co 3:5-6).
Deus abençoe!
Gostou desse Post? Compartilhe!
Cadastre-se para Receber GRÁTIS Novidades por Email
Recomendamos que Leia esses Outros Artigos...
Comentário(s):
9 comentários:
Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato
Poxa seus estudos são uma benção, tenho estudado muito, e vou começar a passar para o grupo de louvor da minha igreja, sou lider do grupo de louvor, e tenho sido muito abençoado com esses estudos...
ResponderExcluirque Jesus abençoe sua vida!
Obrigado meu amado peço seu comentário!
ResponderExcluirque Deus possa te usar e abençoar cada vez mais!
fik na PAz!
Q DEUS abênçõe sua vida poderosamente
ResponderExcluirfik na PAZ DO SENHOR!
Obrigado pela sua visita e seu comentário!
ResponderExcluirque Deus abençoe sua vida...
Volte Sempre!
REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
ResponderExcluirUrge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.
(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:
E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:
E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:
DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...
DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
ResponderExcluir(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.
Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:
(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.
Outro exemplo:
(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.
(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.
(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).
FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
ResponderExcluirO ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. (1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.
BENDITOS DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: CUIDAI QUE MUITAS BÍBLIAS JÁ FORAM INUTILIZADAS PELAS MÃOS DA IGNORÂNCIA, (IS.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
ResponderExcluir(AP.22.18) – Eu, a todo Aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (AP.22.19) – Se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia; Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro: (2CO.11.31) – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto: (MT.7.23) – Então, lhes direi explicitamente: Caso adulterem a literatura bíblica, ainda que seja à guisa de atualização ortográfica, ou por qualquer outro motivo, também estarão anulando a palavra, e a Santa Lei de Deus; (MT.5.18) – porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (1CO.2.12) – Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente: (LC.10.2) – A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? (DT.3.22) - Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (ÊX.35.10) – Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou; (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o Homem, durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (1PE.1.14)–Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância: (2JB.1.8) – Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão: (JB.6.45) – Está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus: Portanto Aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vêm a mim: Aplicai-vos no estudo e recomposição da literatura bíblica, assim: (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: São 50 letras e 3 sinais que reiteram o testemunho do Nosso Espírito, (HB.3.7) – pois assim diz o Espírito Santo: E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!
O ALTÍSSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:
ResponderExcluir(JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
(LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola:
(NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:
(MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:
E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.
(GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.