Curso de Guitarra – Aula 6
Olá Adoradores!
Estou aqui de novo, com muita alegria com as nossas visitas, pois tem sido muitas, mas ainda estou sentindo falta dos comentário!
Então pessoal, Vamos Comentar!
Lembrando a todos os nossos leitores sobre as novidades que surgiram aqui no nosso site!
Esse fim de semana retornaremos a gravação das video aulas, já combinei com alguns músicos amigos meus, de gravarmos as video aula!
Então aguarde e divulgue essa novidade!
Vamos a dica de hoje, que para mim é de muita importância, como todos sabem não sou guitarrista, mas dou lá as minhas improvisadas e ao longo desses anos convivendo com a música, uma coisa que é essencial para o guitarrista, é o uso da “Palheta”, por isso a dica de hoje abordará esse assunto, leia com muita atenção e pratique bastante o exercício!
A Técnica da Palhetada
Bom no capítulo 7 vimos como seria a arte de solar. Descrevemos também algumas técnicas que dão origem aos efeitos sonoros. Este capítulo tem o intuito de complementar aquele, pois abordaremos as principais técnicas de palhetada, mas com exemplos e exercícios. Vamos a elas.
· Palm Mute ou Cordas Abafadas
Consiste em dar a palhetada encostando levemente a parte inferior da mesma mão que palheta nas cordas bem próximo ao cavalete (parte que fixa as cordas).
· Como segurar a Palheta (Pick) e Palhetada Alternada
Segure a palheta de modo a obter firmeza e que lhe permita tocar com velocidade, para isso indico tocar segurando a palheta entre o polegar e os dedos indicador e médio.
E a palhetada alternada é um modo de bater a palheta nas cordas de maneira que você obtenha uma máxima rapidez. Aqui abaixo mostro um exemplo, que deve ser executado alternando uma palhetada para baixo, outra para acima, outra para baixo, outra para cima, e assim por diante. Convencionei ^ como palhetada para cima, _ como palhetada para baixo. Pratique o exemplo tocando alternadamente:
^ _ ^ _ ^ e assim por diante...
E|-----------------------------------------------------------
B|---------------------------------9-9-9-9-11-11-11-11-12-12-
G|-9-9-9-9-11-11-11-11-12-12-12-12---------------------------
D|-----------------------------------------------------------
A|-----------------------------------------------------------
E|-----------------------------------------------------------
E|-------7-7-7-7-8-8-8-8-
B|-12-12-----------------
G|-----------------------
D|-----------------------
A|-----------------------
· Slide (Deslizada)
Consiste em deslizar o dedo no braço de uma posição para outra, de uma nota para outra. Veja o exemplo abaixo. apertando na casa 2, desliza até a 5, da 6 desliza até a 7, etc
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
-2/5---6/7--6----3----2/5---6/7---6---3-----
------------------------------------------------
------------------------------------------------
Bend
O bend consiste em você fazer uma nota, espichar a corda de maneira que ela soe como a próxima nota, pode ser full (bend completo), o que consiste em soar como dois frets (trastes) mais próximos do corpo da guitarra ou half (meio bend), soa como um fret mais agudo apenas. A notação varia, esteja atento na tablatura para a explicação da notação.
E|-7b8-7b8-7b8-7b8-8b10-
B|----------------------
G|----------------------
D|----------------------
A|----------------------
E|----------------------
· Vibrato
Você tenciona a corda como se fosse um bend, só que rápidamente, indo e voltando. O simbolo mais usual é mesmo o ~ (til).
E|-------------12-15~
B|----------13-------
G|-------14----------
D|----14-------------
A|-12----------------
E|-------------------
· Hammer on
Poderia chamar de martelada. A idéia é esta, você martela com o dedo no braço da guitarra produzindo som sem dar palhetada. A notação normal é H, de hamer on. Por exemplo, 7h9h10 significa que você tem um dedo na casa 7, e com outro bate na casa nove e depois com outro ainda bate na casa 10. Veja o exemplo abaixo nesta trecho da escala locrian em B (si).
h = hammer-on
E|-----------------------------
B|--------------------------------
G|----------------------7h9h10-
D|---------------7h9h10--------
A|--------7h8h10---------------
E|-7h8h10----------------------
· Pull Off
Pull off é o complemento natural do hammer on. Você desta vez retira o dedo, produzindo o som. Vamos aproveitar a mesma escala do exemplo anterior, só que voltando.
p = pull-off
E|-----------------------------
B|-----------------------------
G|-10p9p7----------------------
D|--------10p9p7---------------
A|---------------10p8p7--------
E|----------------------10p8p7-
· Tapping
Tapping consiste em você combinar hammer ons e pull offs utilizando as duas mãos, não utilizando a palheta. No Lick exemplo abaixo, eu utilizo o dedo indicador da mão direita para pressionar as casas 8 e 10. Não esquecendo que H é hammer on e P é de Pull off (vide os mesmos nesta página).
E|-0h5h8p5-0h5h8p5--0h5h8p5--0h5h8p5--0h5h10p5--0h5h10p5--0h5h10p5--
B|-------------------------------------------------------------
G|-------------------------------------------------------------
D|-------------------------------------------------------------
A|-------------------------------------------------------------
E|-------------------------------------------------------------
E|-0h5h10p5-
B|----------
G|----------
D|----------
A|----------
E|----------
· Harmonics - Harmonicos
Você pode criar um harmonico natural (natural harmonic - NA) tocando no fret correspondente a uma oitava acima da nota tocada. por exemplo, se eu toco uma nota na casa 3, devo encostar levemente o dedo na casa 15 (12 casas, uma oitava).
E|----------NH
B|-------NH-9-
G|----NH-7----
D|-NH-5-------
A|-3----------
E|------------
Exercícios de Palhetada
Esses exercícios são para treino da "palhetada" alternada, ou seja, primeira palhetada para cima, a seguinte para baixo, ou vice versa. A primeira dica importante é prestar atenção na postura da mão direita, e sempre executar os exercícios da forma ascendente (primeira palhetada para cima) e descendente (primeira palhetada para baixo), então cada exercício se transforma em dois.
Os exercícios são mostrados por números, essa numeração corresponde a numeração de cordas, Todas as formas dos exercícios devem ser tocadas ida e volta EX: O exercício 1 estará escrito: 1-2-3-4-5-6, mas na verdade lê-se: 1-2-3-4-5-6-5-4-3-2-1. As formas estarão divididas em grupos de 5 exercícios, sendo aconselhável treinar dois dias cada grupo. Mãos(direita) à obra!!!!
A-1-2-3-4-5-6
B-1-1-2-2-3-3-4-4-5-5-6-6
C-1-1-1-2-2-2-3-3-3-4-4-4-5-5-5-6-6-6
D-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-4-4-5-5-5-5-6-6-6-6
E-1-2-1-2-2-3-2-3-3-4-3-4-4-5-4-5-5-6-5-6
F-2-1-2-1-3-2-3-2-4-3-4-3-5-4-5-4-6-5-6-5
G-1-2-3-2-2-3-4-3-3-4-5-4-4-5-6
H-4-4-5-6-3-3-4-5-2-2-3-4-1-1-2-3
I-1-2-1-2-3-2-3-2-2-3-2-3-4-3-4-3-3-4-5-4-5-4-4-5-4-5-5-6
J-1-2-1-2-3-2-3-2-3-4-3-4-5-4-5-4-5-6-5-6
L-1-2-2-3-4-4-5-6-6
M-1-1-2-3-3-4-5-5-6
N-1-2-2-2-3-4-4-4-5-6-6-6
O-1-1-1-2-3-3-3-4-5-5-5-6
P—6-5-4-5-4-3-4-3-2-3-2-1
Q-4-5-6-3-4-5-2-3-4-1-2-3
R-6-5-4-3-5-4-3-2-4-3-2-1
S-3-4-5-6-2-3-4-5-1-2-3-4
T-1-1-2-3-4-4-5-6
U-11-2-33-4-5-6-6
V-1-1-2-3-2-2-3-4-3-3-4-5-4-4-5-6
X-1-2-3-3-2-3-4-4-3-4-5-5-4-5-6-6
Z-1-1-1-2-3-4-2-2-2-3-4-5-3-3-3-4-5-6
A*-1-2-3-4-4-4-2-3-4-5-5-5-3-4-5-6-6-6
B*-1-1-1-1-2-3-4-5-2-2-2-2-3-4-5-6
C*-1-2-3-4-5-5-5-5-2-3-4-5-6-6-6-6
D*-1-1-1-1-2-2-3-3-2-2-2-2-3-3-4-4-3-3-3-3-4-4-5-5-4-4-4-4-5-5-6-6
E*-1-1-2-2-3-3-3-3-2-2-3-3-4-4-4-4-3-3-4-4-5-5-5-5-4-4-5-5-6-6-6-6
F*-1-3-2-4-3-5-4-6
G*-3-1-4-2-5-3-6-4
H*-1-1-3-3-2-2-4-4-3-3-5-5-4-4-6-6
I*-3-3-1-1-4-4-2-2-5-5-3-3-6-6-4-4-
J*-1-1-1-3-3-3-2-2-2-4-4-4-3-3-3-5-5-5-4-4-4-6-6-6
L*-3-3-3-1-1-1-4-4-4-2-2-2-5-5-5-3-3-3-6-6-6-4-4-4
M*-1-1-1-1-3-3-3-3-2-2-2-2-4-4-4-4-3-3-3-3-5-5-5-5-4-4-4-4-6-6-6-6
N*-3-3-3-3-1-1-1-1-4-4-4-4-2-2-2-2-5-5-5-5-3-3-3-3-6-6-6-6-4-4-4-4
O*-1-4-2-3-2-5-3-4-3-6-4-5
P*-3-2-4-1-4-3-5-2-5-4-6-3
Q*-1-2-2-1-2-3-2-3-2-2-3-4-3-4-4-3-4-5-4-5-5-4-5-6-5-6-6
R*-2-1-1-2-3-2-2-5-4-3-3-4-5-4-4-5-6-5-6
S*-1-1-1-1-1-1-2-2-2-3-3-3-4-4-4-4-4-4-5-5-5-6-6-6
T*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-3-4-5-6
U*-1-1-1-1-1-1-2-2-2-3-4-5-2-2-2-2-2-2-3-3-3-4-5-6
V*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-4-4-4-4-4-4-5-5-5-5-6-6-6-6
X*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-4-4-2-2-2-2-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-5-
5-3-3-3-3-3-3-3-3-4-4-4-4-5-5-6-6
Z**-1-6-2-5-3-4
A**-1-1-6-6-2-2-5-5-3-3-4-4-
B**-1-1-1-6-6-6-2-2-2-5-5-5-3-3-3-4-4-4-
C**-1-1-1-1-6-6-6-6-2-2-2-2-5-5-5-5-3-3-3-3-4-4-4-4
D**-1-1-3-3-3-3-2-2-4-4-4-4-3-3-5-5-5-5-4-4-6-6-6-6
E**-1-1-1-1-3-3-2-2-2-2-4-4-3-3-3-3-5-5—6-6
F**-1-2-2-3-3-3-4-5-5-6-6-6
G**-1-2-2-3-4-5-5-6
H**-1-1-1-2-2-3-4-4-4-5-5-6
I*--1-3-3-2-4-4-3-4-5-4-5-6
J**-1-1-3-2-2-4-3-4-5-4-5-6-
L**-1-2-3-2-3-4-3-5-5-4-6-6
M**-1-2-3-2-3-4-3-3-5-4-4-6
N**-1-2-1-3-1-4-1-5-1-6
O**-6-5-6-4-6-3-6-2-6-1
P**-2-2-2-2-1-1-1-3-3-5-5-5-5-4-4-4-6-6
Q**-3-3-3-3-1-1-2-2-2-4-4-4-4-2-2-3-3-3-5-5-5-5-3-3-4-4-4-6-6-6-6-4-4-4-5-5
R**-2-1-2-2-2-3-2-4-2-5-2-6
S**-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-3-3-3-4-4-4-4-4-4-4-4-5-5-6-6-6
T**-4-4-5-5-1-1-2-2-5-5-6-6-2-2-3-3
Gostou desse Post? Compartilhe!
Cadastre-se para Receber GRÁTIS Novidades por Email
Recomendamos que Leia esses Outros Artigos...
Comentário(s):
0 comentários:
Postar um comentário
Seu Comentário é sempre Bem Vindo.
Comente, Opine, Se Expresse! Esse espaço é seu.
Os comentários serão moderados e respondidos.
Se quiser contato via email utilize o Formulário de Contato